O aço inoxidável, ou inox, é conhecido por sua alta resistência e grande versatilidade. Esse material pode ser encontrado nos mais diversos setores. Ele é utilizado para a produção de utensílios de culinária, eletrodomésticos, peças de automóveis e até mesmo na construção civil.
Mas você sabia que há uma grande variedade de tipos de aço inox?
É isso mesmo: existem diversas famílias de aço, cada uma com propriedades e recomendações de uso diferentes.
Quer aprender mais sobre os tipos de aço? Então continue lendo e confira tudo o que você precisa saber sobre aço inox!
1. O que é o aço inox?
Todos já tivemos contato com aço em algum momento. Entretanto, a maior parte das pessoas não sabe do que exatamente é feito esse material.
Resumidamente, o aço correspondente a uma liga de ferro e carbono. Já o aço inox é um pouco diferente. Ele é composto de ferro e pelo menos 10,5% de cromo.
Os aços comuns sofrem uma reação ao entrarem em contato com o oxigênio presente no ar ou na água. Isso leva à formação de uma camada de óxido de ferro, a ferrugem.
O aço inox, por outro lado, quando entra em contato com o oxigênio, forma uma fina camada de óxido de cromo em sua superfície. Essa camada, diferentemente da ferrugem do aço carbono, é aderente e compacta, e protege o inox contra a corrosão.
Essa invisível película é responsável pela alta durabilidade e resistência à corrosão e oxidação do aço inox. Isso porque ela o protege contra as mais variadas adversidades. Como, por exemplo, ambientes úmidos, em contato com ácidos e em grande amplitude de temperaturas.
Além disso, o aço inox pode se tornar ainda mais resistente à corrosão através da adição de alguns elementos. Alguns exemplos incluem: níquel, molibdênio, nióbio, titânio (via estabilização), dentre outros.
E é por isso que existem tantas variedades e famílias do aço inoxidável. Ou seja, cada uma dessas ligas apresenta propriedades e características específicas. Além de diferentes níveis de resistência à corrosão e ao ambiente ao qual ela é exposta.
Agora que você já sabe a composição desse material, confira quais são os diferentes tipos de aço inox. E onde eles são mais comumente utilizados!
2. Quais são os principais tipos de aço inox?
– Ferrítico
Os aços inoxidáveis ferríticos – ou série 400 – não possuem níquel em sua composição, diferentemente dos austeníticos. Assim, ele é composto de ferro, carbono e cromo (acima de 10,5%).
Assim como nos austeníticos, outros elementos químicos podem ser adicionados aos aços inoxidáveis ferríticos para aumentarem sua resistência à corrosão. Como, por exemplo, o molibdênio, soldabilidade dentre outras características.
Este tipo de aço é magnético, devido à estrutura atômica, e sua resistência à corrosão não tem relação ou impacto devido a isso.
Há aços inoxidáveis que são magnéticos e há outros que não são. É um engano afirmar que os aços inoxidáveis ferríticos não são inoxidáveis “verdadeiros” ou que oxidam como os aços carbono devido a apresentarem magnetismo.
Uma vez que não há adição de níquel no aço ferrítico, seu preço é mais baixo em relação aos austeníticos. Ele é uma ótima opção para a produção dos mais diversos produtos. Por exemplo: talheres, revestimentos de elevadores e eletrodomésticos, pias, moedas, sistemas de exaustão de automóveis, tubos, caldeiras e muito mais.
Aços ferríticos mais utilizados:
- Aço 430
- Aço 439
- Aço 444
– Austenítico
Os austeníticos – ou aços da série 300- são a família com maior número de ligas e variedade de aplicações. Isso é devido à uma combinação de propriedades favoráveis, tais como: resistência à corrosão e à oxidação, resistência à altas temperaturas. E também a temperaturas criogênicas, ótima soldabilidade, ductilidade, tenacidade, boa trabalhabilidade e resposta ao trabalho à frio.
Estes aços, além do ferro, possuem elevado teor de cromo (acima de 16%) e níquel (acima de 6%). Outros elementos químicos podem ser adicionados para alterar as propriedades destes aços, como o molibdênio, titânio, nióbio, carbono etc. Além disso estes materiais são não magnéticos.
Este aço é muito utilizado para a produção de equipamentos da indústria alimentícia, hospitalar e muitas outras. Como, por exemplo: petroquímica, farmacêutica, aeroespacial, química e sucroalcooleira. Esse aço inox também é o tipo mais utilizado na arquitetura. Isso porque ele resiste muito bem às intempéries que causam corrosão nos ambientes domésticos.
Aços austeníticos mais utilizados:
- Aço 304
- Aço 304L
- Aço 306
- Aço 306L
– Martensítico
Os aços inoxidáveis martensíticos possuem uma composição parecida com a dos ferríticos. Ou seja, eles possuem ferro, cromo (acima de 10,5%) e carbono.
O que os diferencia são maiores teores de carbono. Com isso, após o processo de tratamento térmico de têmpera o material atinge alta dureza e resistência mecânica.
Por conta da sua durabilidade e dureza, esse aço é muito utilizado na cutelaria (facas profissionais e de mesa). Além de ter aplicação em automóveis, instrumentos hospitalares, cirúrgicos e ortodônticos. Também é bastante utilizado para produzir válvulas, turbinas, parafusos, porcas etc.
Aços martensíticos mais utilizados:
- Aço 410
- Aço 420
3. Considerações finais
Como podemos perceber, há uma grande variedade de aços inoxidáveis que podem ser utilizados de inúmeras formas. O Inox é essencial para diversas áreas, como as indústrias automobilística, alimentícia, farmacêutica e até mesmo para hospitais e arquitetura.
Nós, da Aperam Serviços & Soluções, criamos este post para que todos possam aprender um pouco mais sobre o aço inox. Um assunto tão interessante e que mora dentro de nossos corações.
Afinal, nós desejamos que nossos clientes compreendam as particularidades das diversas famílias de aço inox. Para que, assim, possam tomar decisões conscientes e com embasamento técnico sobre qual é o tipo de aço ideal para seu projeto.
E não se preocupe, pois nós também estaremos sempre disponíveis para tirar qualquer dúvida e auxiliá-lo nesse processo!
Para saber mais sobre o incrível mundo do aço inox, fique de olho aqui no blog. E não deixe de nos acompanhar em nossas redes sociais: Instagram, Facebook e Linkedin.